“Estou fazendo o mesmo concreto todos os dias, e de repente o concreto não abre mais.” Você já viveu essa situação? O que pode estar ocorrendo? É importante saber que hoje, o concreto é um produto de alta tecnologia e tem vários fatores que podem influenciar a sua performance. Quando se utiliza aditivos, podem ocorrer problemas de incompatibilidade com determinados lotes de materiais. A interação destes com o cimento é o princípio fundamental que governa a sua eficiência. Além disso, variações em outros materiais, como agregado e água, também influenciam o desempenho do concreto.
Para entender porque a performance mudou, é importante controlar todos os seguintes fatores como tipo e propriedades do cimento, qualidade da água, alterações no agregado como granulometria e contaminantes, temperatura de todos os materiais e do concreto, tempo e sequência de mistura.
Os problemas de incompatibilidade dependem das interações que acontecem entre os aditivos e os materiais finos, como cimento, pulverulento etc. Como consequência podem ocorrer diversos problemas no concreto fresco, como aumento da demanda de água, perda rápida da trabalhabilidade, aceleração ou retardo de pega, incorporação excessiva de ar, segregação e retardo nas resistências. O Manual traz uma compilação sobre possíveis problemas no concreto devido à incompatibilidade de materiais.
É importante lembrar que, a utilização dos aditivos promove uma melhoria no concreto, mas não é capaz de compensar grandes variações de materiais, dosagens ineficientes dos componentes do concreto e procedimentos de execução inadequados. Mesmo com o uso dos aditivos deve-se seguir as boas práticas de produção do concreto. Por fim, é importante a retenção de amostras dos materiais utilizados por um determinado período, para se investigar a causa de problemas quando forem observadas alterações no desempenho.
